Você deve estar pensando: IMPOSSÍVEL!! Não, sempre há uma solução pra tudo, mas claro que não é uma tarefa fácil.
Para gerenciar uma equipe, começa-se inspirando uma equipe através dos valores, buscando uma convergência de valores entre os integrantes da equipe, fazendo com que eles liberem confiança sobre você. É liderar pelo exemplo e não só com palavras e discursos, aprendendo a liderar falando aos olhos das pessoas, além de falar aos ouvidos.
Muito importante salientar que, há um momento em que as pessoas de sua equipe vão ganhar segurança pelo que você fala; requer bastante firmeza de sua parte, em todos os seus ideais e coerência no que você faz.
Mas, se você é um líder do tipo inseguro, que não é firme no que diz e pensa, que joga seus ideias nas mãos da platéia sem procurar buscar solução ao problema, não será considerado um líder de qualidade em sua equipe e tampouco coerente.
Outra coisa importante, é você ter um equilíbrio entre as dimensões da vida. Ou seja, é saber dividir o momento de cada coisa, sem mesclar a vida pessoal e profissional. Não impor seus problemas pessoais entre as pessoas da equipe, para não haver conflitos desnecessários e alheios e retardar o processo de evolução desta. A saúde: outro fator que também entra nesse meio. Uma pessoa equilibrada, busca ter uma boa saúde, que é outra forma de dar exemplo. A vida familiar: se você é bem aceito em sua família, se você trata bem a cada um, que também não deixa de ser uma forma de liderança. Se você defende uma causa comunitária, demonstrando que você tem responsabilidades e se preocupa com a sociedade.
Se todas essas coisas estão incluídas em sua vida, no recorrer do tempo, com naturalidade, você será um líder.
' Liderança não é técnica, liderança é um conjunto de atitudes. '
Claro, não são coisas fáceis de se fazer ou adquirir num piscar de olhos. Mas com tempo, sim, poderão ser adquiridas em sua vida.
Que tal um experimento ? Faça um teste com sua equipe.. SUCESSO !! : )
Sem comentários:
Enviar um comentário