terça-feira, 25 de junho de 2013

Como se dar bem numa dinâmica de grupo?

    Os processos seletivos de estágios/empregos levam aproximadamente 4 meses entre o envio do currículo e finalmente a ligação do RH dizendo que a pessoa passou e que a vaga é dela. Este é um período que gera bastante ansiedade nos candidatos e até uma segurança, mas elas devem ver que este período não é um bicho de 7 cabeças e que sim existe um padrão comportamental bem sucedido que pouca gente enxerga.
     A primeira coisa  a ser feita é a geração de conteúdo para que a pessoa possa falar com assertividade sobre algum assunto, precisando conhecer. Não precisa saber toda a história da empresa, mas sim saber informações chaves para ajudar na argumentação durante o processo. Além disso, é preciso saber como a pessoa deve aprender como se apresentar, saber a forma adequada de sua apresentação no PowerPoint, como se portar ao longo da discursao em grupo, enfim, detalhes que fazem diferença no ambiente competitivo como esse.
     A primeira impressão é a mais importante, toda a análise por parte dos recrutadores  deve ser umas confirmação de que o candidato é muito bom. A apresentação individual é o único momento do processo seletivo que toda a atenção está toda para o candidato. Os concorrentes, os recrutadores, executivos, todos eles estarão observando.
     Decifrar a cabeça dos recrutadores é algo muito importante, porque ajuda o candidato a traçar e a adequar seu comportamento durante a discursao em grupo. A dinâmica de grupo é um jogo que todos os atos do candidatos favorecem ou desfavorecem a posição no ranking. Todas as possíveis interpretações são feitas com base no discurso de como se fala, como se comporta, por isso tem que ser feito de uma maneira correta.

As principais características a serem observadas pelos recrutadores são:
- comunicação
- habilidade pra se comunicar
- ética
- respeito
- conpreensão
- trabalho em equipe
- equilíbrio emocional
- iniciativa
- saber ouvir
- liderança

Na dinâmica de grupo, é o momento que o candidato deve cravar o seu diferencialse destacar em relação aos outros candidatos; agir naturalmente (ser você mesmo); seguir um padrão comportamental esperado pelos recrutadores.

Então lembrem-se, quando forem participar de uma dinâmica de grupo não esquecer dessas dicas acima, pois vai ser de grande importância na sua vida. 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Você sabe falar sem abrir a boca ?

  Você sabia que é possível falar sem abrir a boca? Não? Sim, é possível ! Suas expressões, movimentos e até mesmo seus gestos, são capazes de demonstrar o que você sente ou o que quer falar. 

  Aqui, irei demonstrar alguns fatores que permitem 
reconhecer diferentes sentimentos, por meio de gestos, sem ao menos dizer, uma se quer palavra. 

  1º - O olhar entrega ! 


  Durante uma conversa entre amigos, por exemplo, olhar nos olhos é sinal de sinceridade e demonstra atenção. Mas se houver um momento em que um dos dois desviam o olhar, fique atento, pode estar escondendo algo ou mentindo. 

2º - Postura ideal ! 

  No meio de uma entrevista, por exemplo, quando o candidato mantem uma postura ereta, com o tórax direcionado para frente e com os ombros levantados, demostra que esta pessoa está confiante. Mas, caso ela esteja com os ombros e cabeça voltados para baixo, demonstra que esta pessoa não está confiante, está com medo ou triste. 

3º - Sorriso amarelo !

  Numa conversa entre colegas de classe, por exemplo, quando alguém solta aquela piada de perder o fôlego e a alguém dá aquela gargalhada gostosa de se ouvir, que mostra todos os dentes, demonstra que ela está feliz e gostou da piada. Mas, se ela rir de boca fechada, com aquele sorriso amarelo e sem graça, isso demonstra que ela se sentiu constrangida, não gostou da piada, riu por educação ou ao menos, ela está tímida. 

4º - Só nos braços ! 

  Quando você está no shopping, com seus pais, por exemplo, e dá de cara com algum amigo de infância deles. Se você cumprimentá-lo de braços abertos e soltos, demonstra que você está aberto e disponível para conhecê-lo mais. Mas, caso você permaneça de braços cruzados ou fechados, isso faz de você, uma pessoa fechada, anti-social  ou não se interessa por novidades, ou seja, conhecê-lo. 

5º - Pernas falantes ! 

  Isso serve para as mulheres - Quando você está numa festa, por exemplo, entre suas amigas, e você senta de pernas cruzadas, é sinal de que você está tímida ou não se sente muito a vontade nesse lugar. Claro, nem sempre isso acontece, você pode estar de pernas cruzadas por comportar-se em postura correta. 

Isso serve para os homens - Quando você, na casa de algum amigo, por exemplo, vendo aquele filme legal de madrugada, e você senta de pernas afastadas (largadas), é sinal de que você se sente a vontade nesse lugar. A VONTADE ATÉ DEMAIS NÉ?! 'hehe' 

6º - O que acontece quando alguém mente? 

  Naquela conversa tensa que você tem com seu pai, por exemplo, e ele te faz a pergunta que você não estava preparado naquele momento, e você solta aquela mentira cabeluda. Quando você põe as mãos para trás, no bolso ou escondidas, é sinal de que você está mentindo ou escondo algo do seu pai. 

Já parou pra pensar ? 

- Quando alguém mente, o cérebro fica estressado e as vezes dói? Pois é, é quando você força-o a dizer o que não foi formado ! 

- Quando alguém mente, as piscadas de olhos ficam mais intensas, demonstrando que esta pessoa está muito nervosa e ansiosa. 

- Quando alguém mente, os músculos ficam endurecidos, fazendo com que a pessoa não exponha suas emoções e somente a boca se mexa. 

- Quando alguém mente, ela se distancia da outra pessoa quando está falando; uma reação involuntária do corpo. Isso demonstra que ela está 'doida' pra sair o mais rápido possível, ou seja, FUGIR ! 



Nunca sabia disso ? Então, são dicas para não lhe pegar de surpresa.. EXPERIENTE! =)

                                                              ' O corpo fala. '








  

Outback Steakhouse !!

 Dia 10.06.2013, meu aniversário! E adivinham onde eu comemorei ? EXATO, no Outback! 'hehe'

  Eu estava com uma vontade imensa de provar dessa Big Onion (cebola grande) ! 

        PROVADO & APROVADO !!

  Nunca imaginei que seria tão fácil, ter a oportunidade de comê-la. Mas foi uma ótima experiencia e INDICO! Pra quem gosta do gostinho da cebola, fritura e petisco picante, vale muito a pela!

  Dizer que foi fácil comer, não foi! Como dizem os nordestinos: " Ôh bixa ardida da muléstia ! "
 Pretendo voltar novamente.. comi 2 dessas! Sozinha ? Não, com a família toda! Foi o 2º restaurante no Rio Mar que fui e gostei muito! Estou bastante satisfeita, até com os garçons, pelo ótimo atendimento deles. No final, eles cantaram parabéns pra mim, naquela animação e toda e nada discretos! 
  
  Esse dia foi bem recheado de aniversariantes, tinham bem uns 10 aniversariantes. Os garçons cansaram! O lado bom é que aniversariante ganha a sobremesa de graça

 Claro, eu comi outras coisas também, mas sem comentários, essa cebola né, gente?! haha 



  


              Então, corram e aproveitem para se deliciar com essa delícia de petisco !! \o/


Como Limpar Camarão ?



Aí está, uma maneira simples, legal e fácil de fazer ! Experimente, não custa tentar ! = )

Como Gerenciar Uma Equipe ?

    Eis a pergunta, ' Como gerenciar uma equipe, na qual você não é considerado o líder natural ' ?

   Você deve estar pensando: IMPOSSÍVEL!! Não, sempre há uma solução pra tudo, mas claro que não é uma tarefa fácil. 
   Para gerenciar uma equipe, começa-se inspirando uma equipe através dos valores, buscando uma convergência de valores entre os integrantes da equipe, fazendo com que eles liberem confiança sobre você. É liderar pelo exemplo e não só com palavras e discursos, aprendendo a liderar falando aos olhos das pessoas, além de falar aos ouvidos. 


  Muito importante salientar que, há um momento em que as pessoas de sua equipe vão ganhar segurança pelo que você fala; requer bastante firmeza de sua parte, em todos os seus ideais e coerência no que você faz. 

  Mas, se você é um líder do tipo inseguro, que não é firme no que diz e pensa, que joga seus ideias nas mãos da platéia sem procurar buscar solução ao problema, não será considerado um líder de qualidade em sua equipe e tampouco coerente. 

  Outra coisa importante, é você ter um equilíbrio entre as dimensões da vida. Ou seja, é saber dividir o momento de cada coisa, sem mesclar a vida pessoal e profissional. Não impor seus problemas pessoais entre as pessoas da equipe, para não haver conflitos desnecessários e alheios e retardar o processo de evolução desta. A saúde: outro fator que também entra nesse meio. Uma pessoa equilibrada, busca ter uma boa saúde, que é outra forma de dar exemplo. A vida familiar: se você é bem aceito em sua família, se você trata bem a cada um, que também não deixa de ser uma forma de liderança. Se você defende uma causa comunitária, demonstrando que você tem responsabilidades e se preocupa com a sociedade. 

  Se todas essas coisas estão incluídas em sua vida, no recorrer do tempo, com naturalidade, você será um líder.  

  ' Liderança não é técnica, liderança é um conjunto de atitudes. ' 

  E as pessoas precisam  aprender que equilíbrio, capacidade de formar outros líderes, saber liderar fora de organizações, ter coerência, ter foco, valorizar as pessoas da equipe, ter criatividade, a causa, os valores inovação, ter proatividade, saber surpreender pelos resultados são palavras-chaves para o líder natural e de qualidade. 

  Claro, não são coisas fáceis de se fazer ou adquirir num piscar de olhos. Mas com tempo, sim, poderão ser adquiridas em sua vida. 

      Que tal um experimento ? Faça um teste com sua equipe.. SUCESSO !! : )
   
  

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sugar Art

Quem nunca ouviu falar que os chineses tem mania de inventar coisas?

Pois é!

Ao sair pulando de vídeo em vídeo fui vendo arte culinária e quando vejo me deparo com inúmeras curiosidades.

Uma dessas curiosidades é esta daqui, arte feita com açúcar!
 
É uma forma tradicional chinesa da arte popular usando, açúcar derretido para criar duas figuras tridimensionais. Na maioria das vezes eles costumam fazer desenhos dos animais presentes no calendário chinês (dragão, coelho, cavalo...), mas também de outros tipos de animais (carpa, borboleta...).

Para vocês verem como este trabalho é bem comum na China, basta assistir este vídeo e se encantar com a criatividade e a beleza destas mini artes.



Espero que gostem :)
\o/

APRENDENDO A PREPARAR RICOTA !!

  Aqui, irei mostrar o quanto é fácil preparar ricota, sem mistério algum, super fácil e rápido de fazer ! 


RICOTA TRADICIONAL 


Ingredientes: 

1  Litro de Leite Integral (saquinho ou caixa)
4  Colheres (sopa) de Vinagre Claro
4  Colheres (sopa) de Água filtrada
2  Colheres (café) de Sal

Modo de preparo: 

Coloque o leite em uma panela, juntamente com o vinagre e leve ao fogo.

 Quando coalhar, desligue o fogo.

Estenda um pano sobre uma panela como se fosse um coador.

Despeje o leite coalhado sobre o pano e deixe escorrer todo o soro que se formou.

Enrole o pano e aperte bem para que escorra o restante do soro.
              (obs: o soro não será usado, portanto, despreze-o.)

Tempere a Ricota com o Sal e coloque dentro de um a aro ou forma pequena amassando com as costas de uma colher.

Leve a geladeira e deixe por uma hora.

Desenforme e sirva.


Fácil ? Aproveite !!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Comidas de Rua !!

   Eu estava saindo pra passear neste domingo (27.06.13), e me deparei com estas 2 cenas interessantes! Me veio a mente, as aulas dos professores Leonardo e Isabelle (Microbiologia & Legislação) !! 
  Todas as vezes, quando eu ir pro colégio, eu passava por essa cena, mas sem observar como neste dia.
   



   Eu diria que é uma, de tantas opções, pra quem tá naquele típico dia agitado e sem condições de parar pra 'cozinhar'. Muitas vezes é saboroso pela maneira como é feito ou até mesmo pelos temperos, mas pode não ser muito saudável à saúde pelo modo como é feito! Isso todos entendem ..

   Pode ser uma boa dica aos que não querem perder tanto tempo, aquele galeto quentinho e  na hora! Hmmmmmmm .. 



  

                  


                        Bom apetite! 

sábado, 25 de maio de 2013

Hmmmmmmm ...


 Então gente, meu final de semana foi somente para degustações! Meu pai fez 2 pães diferentes, dentre tantos que ele faz. 
  Como mostra ao lado, o 1º foi Pão de Alho com Camadas de Carne Moída e o 2º foi Pão de Alho com Camadas de Ricota !

  Tava super ótimo; PROVEI, GOSTEI & PUBLIQUEI !! 

  Em breve, divulgo a receita com mais detalhes ! 


       



 Espero que gostem, bom apetite ! = )

terça-feira, 14 de maio de 2013

O que são Finger Foods ?


  Como surgiu ?
 Você já ouviu falar por diversas vezes sobre esse tal de “finger food”, mas nunca parou para esclarecer exatamente o que é isto.
Em meio ao desenvolvimento tecnológico e a globalização, pessoas cada vez mais ocupadas em suas rotinas agitadas e com cada vez menos tempo pra tudo que deriva do lazer e da distração, surge o “finger food” em pleno século XXI. Essa prática consiste na necessidade atual dos brasileiros, cada vez mais dinâmicos e com eventos gastronômicos que exigem cada vez mais praticidade com charme e modernidade.

   O que significa ? 
Finger Food significa "comida para comer com as mãos", que nada mais é do que aqueles deliciosos petiscos que vemos em festas e que não necessitam de garfos, facas e nem pratos para serem servidos, o que é ideal para os eventos com grande circulação de convidados em pé, e possibilita uma maior interação entre os convidados.

Qual a quantidade ideal ?
   A quantidade ideal pode variar de 280 a 310 gramas. Importante lembrar que, dependendo do cardápio, é necessário servir acompanhado de palitinhos, garfinhos e até mesmo colherinhas específicas para finger food, para os convidados, o que dá ainda mais charme para o ambiente.

Pequenas dicas, que tal ?
  As porcelanas brancas são as que ganham maior destaque nos eventos, pois possibilitam um contraste perfeito com as cores dos alimentos, além da delicadeza e a sofisticação. Mas vale lembrar que, é sempre bom ter loucinhas coloridas, para mesclar com as brancas e criar um ambiente ainda mais alegre e charmoso.


Abaixo se encontra um breve vídeo da Chef Dani Padalino, ensinando a preparação de um Finger Food espetacular, confira !!!


Divirta-se ! : )

terça-feira, 7 de maio de 2013

Como calcular Imposto de Renda (IRPJ) & Contribuição Social (CSLL)

Exemplo.

  Suponha que um restaurante obtenha um faturamento trimestral no valor de R$ 120.000,00. Além disso, ele obtém a receita de aluguel do espaço do salão no valor de R$ 20.000,00. Calcule o valor do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro devido.

Lembrar !!

                                                          PRESUNÇÃO 



1º passo: Calcular Lucro Presumido.

Restaurante (comércio) - 120.000
Aluguel (outra receita) - 20.000

                                                            ~ IRPJ ~

Restaurante ______  120.000 x 8% = 9.600 (Lucro Presumido)


2º passo: Observar se tem outras receitas, se tiver:  Lucro Presumido + Outras Receitas.

9.600 + 20.000 = 29.600 (Base de Cálculo)

OBS : Alíquota do IRJP é 15% e Alíquota do CSLL é 9%  

3º passo: Multiplicar a Base de Cálculo com a Alíquota do IRPJ.

29.600 x 15% = 4.400 (IRPJ)

                                                            ~ CSLL ~

4º passo: Restaurante______ 120.000 x 12% = 14.400 (Lucro Presumido)


5º passo: Lucro Presumido + Outras Receitas.

14.400 + 20.000 = 34.400 (Base de Cálculo)


6º passo: Multiplicar a Base de Cálculo com a Alíquota do CSLL.

34.400 x 9% = 3096 (CSLL)

                              

 Boa sorte! : )

sábado, 4 de maio de 2013

Diversão da Semana Santa


  
A Semana Santa deste ano veio com tudo de bom, pois eu tive o privilégio e prazer de cozinhar este lindo Guaiamu (guaiamum) acima, acompanhado de um pirão de verduras e o próprio caldo do Guaiamum, com aquele toque decorativo especial de hortelã! 

 
 Claro, não fiz tudo sozinha, mas com a ajuda do meu irmão Gabriel, que aparece nesta foto ao lado. Atualmente ele mora em Berlim, na Alemanha e veio para o casamento de outro irmão meu. Aproveitando a vinda, fomos para Serrambi, onde tenho casa, e preparamos este prato! 

 Ficou maravilhoso e não foi difícil de fazer, salientando: foi a minha 1ª vez que elaborei!

   O motivo pelo qual fizemos: Meu irmão é fã número 1 de Guaiamum e Caranguejo, e eu, pelo visto, estou indo para o mesmo rumo!!

 E esta foi a minha diversão do feriado!!!!  

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Croissants

O croissant, é o pão de massa folhada mais famoso em todo o mundo, tendo muitos adeptos que não lhe resistem.

Porém, e ao contrário do que muitos pensam, a sua origem não está em terras francesas, mas sim na Áustria. A sua origem é mesmo considerada uma das grandes lendas de todos os tempos. 

Reza a lenda que esta especialidade foi inventada por volta de 1683 em Viena de Áustria, o Império Otomano tentava aumentar as suas possessões na Europa. Como não conseguiam entrar nas portas da cidade de Viena, o exército decidiu que, durante algumas noites iriam escavar um túnel até ao centro da cidade. 
Todavia, não contavam com os padeiros de Viena, que permaneciam acordados durante a noite para que de manhã houvesse pão fresco em todas as mesas. Ora, os padeiros ouviram barulho e deram o alarme, o que fez com que os turcos não tivessem êxito na sua tentativa de conquistar a cidade. 
Os padeiros não quiseram nenhuma recompensa a não ser o direito exclusivo a criar algo que comemorasse a vitória sobre o inimigo. Decidiram criar uns pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca: assim, os vienenses tinham a oportunidade de, ao comer este pão, poderem destruir o símbolo dos inimigos. Este pãozinho ficou conhecido por “Viennoiserie”.


Só mais tarde, por volta de 1770 é que o croissant chegou à território francês, através de Maria Antonieta, austríaca de nascença e que se tornou Rainha de França. Este era um pãozinho que a mesma adorava e como tal levou-o consigo para o país que a acolheu. Por lá, rapidamente se tornou popular e foi por essas terras que tomou o nome por que hoje é conhecido em todo o mundo.

Para os interessados em como preparar o croissant, segue abaixo um vídeo onde tem o passo a passo da receita:


E ai? Deu certo a receita? :)
Espero que tenham gostado!



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dicas Gastronômicas #1


"50 coisas que ninguém avisou sobre trabalhar numa cozinha profissional"


1- Você quase sempre terá feridas abertas em suas mãos e braços.
2- Você nunca vai conhecer novas pessoas, porque a sua vida social praticamente não existirá.

3- Você vai achar difícil iniciar relacionamentos.

4- Você vai perder suas habilidades sociais
5- Seu senso de humor irá se degradar e limitar ao politicamente incorreto e socialmente inaceitável.
6- Você começará a suar como um porco sem nem mesmo perceber.
7- Você vai se transformar em um maníaco e sempre tentar levar todas as conversas ao assunto comida.

8- Você vai ganhar uma miséria por anos/décadas.
9- Você irá ou perder uma grande quantidade de peso, ou ganhar  uma grande quantidade de peso.
10- Você nunca terá um bronzeado.
11- Você não vai ser famoso.
12- Você vai desenvolver um vício, seja café, cigarros, álcool, jogos de azar, cannabis, cocaína, ou até mesmo Red Bull.
13- Seus pés vão ficar destruídos.
14- Suas costas ficarão destruídas.
15- Suas mãos vão ficar destruídas.
16- Você vai viver em um constante estado de privação de sono.
17- Você terá que pedir a seus amigos para planejar tudo em torno de sua agenda, porque você nunca sabe seus dias de folga e você provavelmente não será capaz de muda-los.
18- Você vai se tornar uma pessoal mais rude.
19- Você vai se tornar mais resistente as chamas de um fogão.
20- Sua tolerância com a falta de eficiência e bom senso  das outras pessoas diminuirá drasticamente. 
21- Você vai passar a maior parte de sua vida confinado em uma pequena sala com pouca ventilação, sem decoração, com altas temperaturas, muita umidade, ruídos, sem luz natural ou janelas e, com um pequeno grupo das mesmas pessoas.
22- Você vai trabalhar mais horas do que você jamais imaginou ser possível.
23- Você vai gastar todas as suas horas de trabalho em pé, não podendo sentar nem por míseros 5 minutos.
24- Seus dias mais curtos de trabalho vão ser maiores que o mais longo da maioria das pessoas, e os seus dias de trabalho mais longos, que compõem cerca de metade de sua semana de trabalho, vão ser mais longos do que as horas que uma pessoa normal passa acordada.
25- Você não vai cozinhar jantares gourmet em casa. Você vai estar muito cansado, e de saco cheio.
26- Você provavelmente vai começar a comer fast-food ou qualquer porcaria.
27- Você vai ser objeto de abuso, seja físico ou emocional. Oficialmente, será como teste de caráter. Na realidade, vai ser como uma forma de entretenimento.
28- Você vai acabar gastando tanto tempo no trabalho que seus colegas vão conhecê-lo melhor do que o seu parceiro / família / amigos.
29- Você vai se reunir e formar laços fortes com os tipos de pessoas que você nunca antes sequer havia imaginado conhecer.
30- Você estará em um estado constante de stress.
31- Você nunca será insubstituível e espera-se que constantemente dê 110%
32- Você sempre estará exausto.
33- Você não poderá faltar ao trabalho com desculpinhas do tipo “com dor de barriga” ou “doente” ou “minha avó morreu”.
34- Você deverá colocar o seu trabalho antes de qualquer outra coisa em sua lista de prioridades.
35- Você nunca vai ser elogiado.
36- Você terá de tratar os seus superiores como senhores absolutos e nunca responder de volta, tentar explicar-se, iniciar uma conversa, ou mostrar qualquer outro tipo de insubordinação, mesmo que você saiba que eles estão errados ou sentir como se o comportamento em relação a você é inaceitável.
37- Vai tornar-se muito difícil ver os seus amigos cozinharem.
38- Sua mãe vai parar de cozinhar para você, porque ela se sente intimidada.
39- Pedirão para você cozinhar em todos encontros familiares, como no Natal, por exemplo. Felizmente, pelo menos um ano ou dois, você estará trabalhando no Natal.
40- Pelo menos um ano ou dois, ou até mesmo talvez todos os anos, você vai trabalhar no Natal, Reveillon, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, dos Pais, feriados, o seu aniversário, e praticamente todos os outros dias de festivos do calendário.
41- Você vai ter que trabalhar muitos anos em posições subalternas antes de atingir qualquer nível de autoridade no ambiente de trabalho.
42- Quanto melhor é o restaurante é, mais as horas de trabalho, mais pressão, menos saudável o seu estilo de vida irá se tornar, mais provável você desenvolverá um vício, o mais competitivas as pessoas ao seu redor serão, menos horas de sono você vai ter, menos você vai comer, etc.
43- Você vai constantemente cometer erros, e cada vez que você cometer um erro, alguém irá fazer você entender que você é, evidentemente, uma MULA, porque somente uma MULA poderia cometer tal erro.
44- Se você é mulher, você vai ser constantemente alvo de observações duvidosas, piadas, e insinuações.
45- Nenhum de seus amigos ou familiares vão entender o que está envolvido no seu trabalho e você nunca será capaz de fazê-los entender.
46- Você vai gastar boa quantidade do seu dinheiro em equipamentos, livros, comer em bons restaurantes, o que vai deixar você com não muito dinheiro para outras coisas, ou praticamente para nada.
47- Você irá desenvolver uma obsessão assustadora por facas.
48- Se você é um chef de confeitaria, você irá desenvolver uma obsessão assustadora por colheres.
49- Você vai ter uma coceira em todas suas dobras a partir da mistura de suor, calor e fricção que nunca irão curar bem , às vezes ficarão infectadas, e coçarão a maior parte do tempo.
50- Se você é o tipo certo de pessoa, você vai se apaixonar pelo seu trabalho e nunca olhar para trás.
Interessante não é? 
Mais dicas e curiosidades serão encontradas no What the Food.
Toda semana estaremos repassando :)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Abril pra Gastronomia

               É hoje !!!


   Hoje será a abertura (às 19:00h) do evento Abril pra Gastronomia, na Faculdade dos Guararapes. Será bastante prazeroso para nós (Mayra, Catherine e Débora), que iremos participar do monitoramento; conhecer mais a sustentabilidade no mundo de alimentos e bebidas, através de chefs da gastronomia pernambucana e outras pessoas conhecedoras da área de Turismo. O evento envolverá debates, oficinas, concursos de Gastronomia e Turismo.  

  Só pra sentir um pouco do gostinho deste evento, teremos a presença ilustre de: Yoshi Matsumoto, Duca Lapenda, Rivandro França, Miau Caldas, Cássia Pereira, Christina  Nunes, João Santos, Jeff Colas e Fábio Ferrari !!

  

                                                Vai ser maravilhoso !!! 


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Óleo de Canola


O óleo de canola foi desenvolvido através da hibridação da colza, uma flor amarela, que é o resultado do cruzamento de várias subespécies de plantas da mesma família, alguns dizem que ela é parente da couve e outros dizem que é prima da mostarda, com o objetivo de ter uma semente com baixo teor de ácido erúgico, o qual é inadequado ao consumo humano.
Canola é a sigla que dois pesquisadores canadenses deram para o resultado de sua engenharia genética, a qual se chama Canadian Oil Low Acid. Eles obtiveram o óleo de uma planta geneticamente modificada, que contem gens artificialmente criados em laboratórios para resistir a pesticidas. O qual faz mal ao ser humano, pois não temos imunidade para o mesmo.
Uma das principais consequências prejudiciais ao ser humano do óleo de colza é o processamento e a oxidação que seus ácidos são submeditos. Vale resaltar que todos os óleos vegetais que são altamente processados e refinados, como o de soja, de lagodão, de milho e o de canola são compostos por significativas porções de óleos poliinsaturados, que são instáveis e se deformam na luz, no calor e na pressão. Desta forma eles oxidam intensamente e aumentam razoavelmente a presença de radicais livres no corpo, contribuindo para desequilíbrios específicos no organismo. Como ganho de peso, doenças cardíacas e degenerativas, processos inflamatórios nas artérias e nos tecidos.


O óleo de canola, quando extraído, passa por um processo de refinamento cáustico, descoloração, remoção de fibras e desodorização, pois esses óleos processados tem um odor natural de ranço, e por isso precisam ser desodorizados para serem comercializados.
Com isso, em 1956 os aspectos nutritivos do óleo de colza foram questionados. Na década de 60 novas variedades de colza surgiram e foram sendo cultivadas por produtores do Canadá. O Governo do Canadá recomendou uma mudança para poder dar continuidade a produção da colza. E em 1973 a sua produção teve baixo teor ácido, estava com menos de 5% de ácido erúcico.
Hoje em dia ele é bem comercializado, pois tem um sabor leve, é bom para cozinhar ou para ser usado como tempero. Nele se encontra ácidos graxos, ômega 6 e ômega 3. Alguns agricultores britânicos começaram a produzir o azeite de colza por prensagem a frio. E mesmo assim seus benefícios ainda hoje são questionados.

Abaixo segue um vídeo como funciona o processamento do óleo de canola: